Como novo halving BTC 2024 é diferente dos otros? Previsão e meta 2028
Imagem – Unsplash

Historicamente, o preço de Bitcoin aumentou durante os meses após um evento de halving. Porém, desta vez, o mercado espera que este halving de 2024 seja diferente. Mas de que forma? Até que ponto este novo halving poderá fazer uma mudança no ciclo de resposta do mercado para este evento verdadeiramente único na programação de mineração de BTC – o ainda dominador de todo o mercado de criptomoedas?

O que o halving representa na prática?

Como se sabe, o halving do Bitcoin é um evento que ocorre aproximadamente a cada quatro anos, onde o número de Bitcoins é libertado, à medida que as recompensas de mineração diminuem em 50%. Atualmente a recompensa do Bitcoin é de 6,25 BTC. Porém, com este quarto halving, a recompensa caiu para 3.125 BTC.

Como resultado, a quantidade de Bitcoins em circulação torna-se ainda mais escassa, causando um aumento na procura entre os investidores. Isto ocorre principalmente porque o Bitcoin tem uma oferta finita, com apenas um máximo de 21 milhões de moedas em circulação para sempre.

Quando será o halving de 2028?

Até agora, realizaram-se três reduções de mineração Bitcoin com o halving (realizado no passado sábado, dia 20 de abril). Desde essa data, o último halving do Bitcoin tinha acontecido 11 de maio de 2020, sendo os anteriores em 9 de julho de 2016 e 28 de novembro de 2012.

Saiba que estas reduções são pré-programadas no software blockchain do Bitcoin e geralmente acontecem uma vez a cada 210.000 blocos minerados. Devido à incerteza de quanto tempo levará para minerar os próximos 210.000 blocos, após o evento anterior de halving Bitcoin, é muito difícil prever a data exata da próxima.

No entanto, uma estimativa aproximada pode ser feita com base no tempo médio que normalmente leva para minerar um bloco. Atualmente, leva em média 10 minutos para minerar um bloco de Bitcoin, com 834.327 blocos já minerados até 17 de abril. Um relatório da Bitfinex, divulgado a 15 de abril, sugere que os investidores poderiam estar a comprar mais Biitcoin agora, em antecipação ao aumento do valor da criptomoeda nos próximos meses.

Previsão: Bitcoin aumentará de preço, após o halving de 2024?

Tal como já foi analisado, os preços do Bitcoin continuam a subir por alguns meses, após um mês do halving. Ou seja, subindo, em média, durante sete meses. No entanto, esta recuperação também é vista como um sinal de alerta para o que é inevitavelmente uma quebra ou desaceleração do mercado. Sobretudo, devido a uma série de investidores, especialmente os de longo prazo, que vendem as suas participações em Bitcoin e lucram com os ganhos pós-halving.

Por outro lado, os analistas esperam que os movimentos de preços do Bitcoin sejam ligeiramente diferentes após este halving. Isto devido ao Bitcoin já ter visto aumentos consideráveis, e até mesmo novos máximos recordes antes do halving em si. Como tal, todo o ciclo de preços que normalmente envolve este evento parece ter ficado muito mais comprimido.

Especialistas avançam com as suas previsões

Brett Hillis, sócio da Reed Smith, garantiu que “o halving deste ciclo é único. Historicamente, este evento gerou um aumento significativo de preços, mas desta vez, o Bitcoin já não está longe de níveis recordes”.

“É difícil dizer se isso poderia limitar o quão alto o preço poderia subir, mas poderíamos muito bem estar preparados para alguma volatilidade de preços. Em tais circunstâncias, poderíamos ver um crescimento significativo nas disputas no ecossistema cripto.”

Aprovações de ETFs Bitcoin podem servir como catalisadores deste halving

Não restam dúvidas que a aprovação da SEC, de ETFs de Bitcoin à vista, proporcionou ao mercado uma injeção de ânimo em janeiro. Além de que a recente aprovação de ETF em Hong Kong elevou ainda mais os valores. Assim, as aprovações regulatórias para produtos de investimento baseados em Bitcoin permitem investimentos de varejo regulamentados em classe de ativos. O que pode amortecer a volatilidade deste ativo.

Portanto, embora as aprovações de ETF dos EUA e de Hong Kong permitam o investimento de retalho regulamentado na classe de ativos que utiliza essa estrutura, os mercados da UE tiveram de seguir um caminho diferente. As empresas da UE estão restringidas pelo regime OICVM, que limita o investimento em ETFs a vários investimentos tradicionais. Isto significa que um ETF Bitcoin não é possível sob o regime regulatório atual.

Onde o Bitcoin estará em 10 anos, especialmente caso se funda com IA?

A indústria financeira tradicional já adotou a tecnologia cripto de várias maneiras. Porém, as expectativas são de que a cripto a seja uma opção quando as pessoas pagarem pelos seus impostos e também pelo seu café dentro de alguns anos. Embora a regulamentação esteja a caminho na UE, o Bitcoin já foi introduzido para preparar o caminho em países como a Suíça.

“Acho que o Bitcoin será para muitas pessoas uma alternativa, uma escolha, para trocar valor para negociar, para não necessariamente ter que usar o sistema bancário”, disse Yves Holenstein, chefe de custódia e staking da Bitcoin Suisse AG. Este também destacou como manter os ativos Bitcoin seguros – e qual é sua opinião sobre as criptomoedas envolvidas na lavagem de dinheiro.

Se todas as avós, todas as crianças de cinco anos e todas as pessoas entre elas puderem usá-lo e não correrem o risco de perderem ativos ou serem hackeadas, acho que será então que isso se tornará realmente normal.

Como IA poderá ser incorporado com tecnologia blockchain?

Em relação à palavra da moda ultimamente – a inteligência artificial – Holenstein disse que vê potencial na automatização de processos onde as máquinas não apenas se comunicam entre si, mas também realizam pagamentos por determinados serviços.

“É aí que vejo o benefício ou o potencial de adicionar IA”, disse, acrescentando que é importante avaliar os riscos da inteligência artificial geral, “se os sistemas de IA tiverem o padrão dos humanos ou mais e não os tivermos. sob controle, isso pode ser bastante perigoso.”

Por que os preços podem não subir, após este halving?

De facto, uma razão importante pela qual este halving do Bitcoin pode não provocar um aumento de preços tão grande quanto o último halving em 2020, está muito devido ao Federal Reserve dos EUA ter uma política monetária consideravelmente relaxada naquela época. Isso significava que as taxas de juros da época eram relativamente baixas.

No entanto, nos últimos meses, tal realidade não poderia ser mais distinta, com a Reserva Federal dos EUA a aumentar as taxas de juro, a fim de combater a inflação elevada e persistente. Ora, por norma, as taxas de juro mais elevadas levaram a um maior interesse em títulos do Tesouro dos EUA e outros ativos e investimentos que pagam juros. Portanto, poderá não existir tanto dinheiro disponível para entrarem na corrida para um all time high de Bitcoin.

Em suma, tal realidade leva muitos investidores a abandonarem ativos mais arriscados, como Bitcoin e outras criptomoedas. Embora tenha havido indícios crescentes de que o Fed dos EUA cortará as taxas em algum momento nos próximos meses, ainda é incerto quando exatamente isso poderá ocorrer.

Como os mineradores irão ajustar-se até o halving de 2028?

Mesmo com o halving 2024 já concluído, ainda existem preocupações com o halving do Bitcoin até 2028. Ora, a principal delas é que as recompensas dos mineradores estarão reduzidas a um nível que tornasse a mineração de Bitcoin não lucrativa, no longo prazo. Para que se tenha uma ideia, a 26 de janeiro, Cantor Fitzgerald divulgou um relatório descrevendo que o preço do Bitcoin precisaria permanecer firmemente acima de US$ 40.000. Isto para que a maioria das empresas de mineração de Bitcoin de capital aberto quisessem permanecer no mercado por um longo prazo.

Assim, a preços atuais, tal não é um problema para a maioria dos mineradores. No entanto, se o Bitcoin cair abaixo de US$ 40.000, isto poderá criar preocupações. Aliás, especialistas já procuraram por um aumento de fontes alternativas de receita para as empresas de mineração. Isto fora das recompensas de mineração puras denominadas em BTC.

Concluiu-se que o aumento na receita dos mineradores, provocado pela popularidade dos Ordinals e outros aplicativos geradores de taxas, como o próximo lançamento do protocolo Runes e redes de camada 2 como Stacks, podem ser uma solução mais imediata. Pelo menos nestes últimos 4 halvings, o preço de Bitcoin subiu e não causou estes problemas. Porém, é algo a considerar, especialmente se tivermos um novo bear market até 2028.

Notícias Relacionadas: